Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Textos imagéticos

PICTORESCOS
Na Busca por Algo em Comum Grupo Literário Pictorescos Literatura - Música - Cinema

terça-feira, 27 de outubro de 2009O TEXTO IMAGÉTICO – A LEITURA A PARTIR DE IMAGENS

Resolvi escrever uma crônica diferente. Algo como se fosse um artigo. Como pesquisa, resolvi mostrar para vocês.

O TEXTO IMAGÉTICO - A LEITURA A PARTIR DA IMAGEM
Nas discussões que se desenvolvem sobre a leitura, buscando determinar quem é o responsável pela construção de sentidos dos textos, o eixo se desloca ora para o leitor, ora para o autor, ora para o texto, ora para a interação desses fatores, ou para outros tantos que os ultrapassam. Dependendo da ótica que se adote, as respostas se polarizam numa ou noutra dimensão. Não se trata de entrar nessa polêmica, mas de buscar determinar o papel que a forma desempenha para a construção do sentido do texto.

A Força da Forma

O discurso não se faz fora de uma forma, e, mesmo que ela seja estudada demoradamente, pode levar para pontos não desejados, indício de que as formas falam, dizem coisas que estão para além do leitor (que muitas vezes não percebe, por não ter como pensá-las) ou do autor (que diz coisas que jura não ter dito). No caso do discurso imagético, pode-se postular que a forma com que ele acaba vindo a público seja fruto da reflexão do produtor e que as formas sejam definidas a partir de uma forma de concepção social, tanto sobre os objetos costurados, como sobre as pessoas, delicada e manipulativamente enredadas.
O discurso, nesse sentido, é a constituição de uma trança feita pelo ourives, que, no fim do trabalho, constrói uma jóia rara, cuja compra dependerá da habilidade de sua arte, da sua competência em construir diferenças, das marcas que deixa impressas sobre ela, dos índices de seu maior ou menor trabalho artesanal. Levar em consideração o papel que a forma desempenha no processo de interpretação do discurso é ter para com ela a atitude que se deve ter com relação às formas físicas das obras, sendo necessário buscar compreender como elas afetam “o processo de construção do sentido. Compreender as razões e os efeitos dessas materialidades remete necessariamente ao controle que editores ou autores exercem sobre essas formas encarregadas de exprimir uma intenção, de governar a recepção, de reprimir a interpretação”. Perceba por exemplo os quadrinhos acima. Há uma soma de texto verbal e de não-verbal, criando uma iconoclastia entre si. Uma fada afirma não existir a fada dos dentes. Essa se intitula a fada da verdade e por isso não teria mesura ao medir palavras e afirmar para uma criança – no caso um recém-nascido – de que o amor de seus pais não mais existe, pois foi ela quem destruiu. A mensagem ganha força, pois a fada – em caracteres masculinos – fuma e tem a barba por fazer, ampliando o sentido de descrédito à humanidade, o que faz ter menos sensibilização em dizer a verdade.
No mundo da leitura imagética, a fusão entre verbal e não-verbal toma conceitos amplos, criando novas formas de interagirmos com o mundo. Perceba como as imagens abaixo representam um aspecto cultural de interpretação. O símbolo da tecnologia é um computador – tanto um desktop quanto um laptop – a alimentação é representada por uma pizza, algo que se fosse nos anos de 1960, bem antes da popularização desta, o símbolo não traria resultado. E há ainda vários pontos que podem ser levantados na maneira como a imagem se cria. O que se pode pensar de uma televisão de LCD ao interpretar Cinema e TV? Ou o que se pode pensar na questão do sexo apresentar os símbolos de macho e fêmea, em que o símbolo masculino encontra-se em cima? Por que um relógio representa cotidiano? Ambiente é somente uma árvore? Por que esporte se apresenta em um quadrado verde com uma bola de futebol? Por que em religião há alguém rezando?



Comunicação através de símbolos gráficos

O uso da simbologia é uma forma de comunicação não verbal, por exemplo: sinalização, logotipos, ícones, são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas, cores e tipografia. Através da combinação destes elementos gráficos é possível exprimir idéias e conceitos numa linguagem figurativa ou abstrata, o grau de conhecimento de cada pessoa é que determina qual a sua capacidade de interpretação entre a linguagem não verbal para uma linguagem verbalizada, falamos do uso dos símbolos (linguagem não verbal) e seus significados (linguagem verbal). As cores mais utilizadas neste processo são àquelas de maior contraste cromático, tais como: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, tanto isoladamente com combinadas entre si. Um exemplo, é o uso de amarelo e preto para comunicações na área de segurança rodoviária.

O TEXTO IMAGÉTICO NAS ARTES.




O quadro ao lado pertence ao pintor Salvador Dali, um dos expoentes do Surrealismo. Perceba que no caso dela, há apenas um olho humano – com olhar fixo, sem estar ligado a um rosto humano. Este olho se encontra flutuando em um ambiente inóspito, como se pertencesse ao horizonte, tal qual o Sol ou a Lua. Porém, todo seu brilho está atrás dele, e não a partir dele. A mensagem, nesse caso, vem da percepção de um olhar longínquo, distante, triste, minguante, como se estivesse a chorar na solidão. O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema.
As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor e crítico francês André Breton (1896-1966), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista. Uma das principais idéias trabalhadas pelos surrealistas é a da escrita automática, segundo a qual o impulso criativo artístico se dá através do fluxo de consciência despejado sobre a obra. Ainda segundo esta ideia, a arte não é produto de gênios, mas de cidadãos comuns.
Na mesma linha segue a capa de uma peça de teatro sobre o criativo e genial poeta brasileiro Paulo Leminski, criador de uma poética totalmente própria, que trabalha com desconstruções e reinvenções, fonemização e liberdade. A imagem ao lado traz características da construção surreal, até pelo teor de declaração, em que A razão, senhora de toda frieza, ali, com Leminski, iria delirar. Abaixo um poema dele:

SE
(Paulo Leminski)
se
nem for
terra
se
trans
for
mar

Perceba que questões de mensagem e imagem se fundem em uma poemização profunda. Afirma-se que se não for terra, não há também de ser mar. Ao mesmo tempo, temos se Trans – algo substantivo – deixará de ser mar, descontruindo, destransformando a palavra Transformar. Para conseguir criar essa mensagem, as palavras foram dispostas – ao mesmo que as sílabas – uma abaixo das outras.
Como imagem, o texto possui simplesmente a pluralidade. E deve ser a partir desse senso que a interpretação deve se valer. Por isso, o estático aqui não deve ser colocado em ponto, mas sim a pura e simples síntese a partir do excesso. É a tônica básica da hipertextualidade.


Marcadores: CRÔNICA
Escrito por Márcio Calixto às 13:24 0 análises:
Postar um comentário

Links para esta postagem
Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Comentário Rápido
Recent Comments

Selo Blog de Ouro!

Pela votação de Tati Carlotti! Obrigado mesmo!
Arquivos
► 2008 (26)
Setembro (4)
Outubro (7)
Novembro (4)
Dezembro (11)
▼ 2009 (97)
Janeiro (6)
Fevereiro (5)
Março (2)
Abril (7)
Maio (10)
Junho (6)
Julho (6)
Agosto (11)
Setembro (8)
Outubro (15)
Novembro (8)
Dezembro (13)
► 2010 (93)
Janeiro (12)
Fevereiro (11)
Março (14)
Abril (14)
Maio (5)
Junho (1)
Julho (4)
Agosto (8)
Setembro (9)
Outubro (5)
Novembro (4)
Dezembro (6)
► 2011 (56)
Janeiro (4)
Fevereiro (1)
Março (3)
Abril (2)
Maio (2)
Junho (12)
Julho (13)
Agosto (7)
Setembro (6)
Outubro (2)
Novembro (3)
Dezembro (1)
Autores
Marcelo Ez
Bárbara Zdanowsky
profjj
Paulinha
Wallace da Silva
Márcio Calixto
Congruente
Dé Garfield
Cerestino
Dody Hari
Colunas
Cinema (6)
CONTO (22)
CRÔNICA (67)
Editoras Independentes (1)
Entrevistas Literárias (34)
Epopéia Insignificante - 1a. Parte (2)
Ficção Científica (2)
frases; ideias fragmentadas; divagações pensadas e escritas (3)
Intenções e Direcionamentos (28)
MÚSICA (74)
POESIA (28)
Uma dose pra Domingo (9)
Blogs Obrigatórios
Apimentário
Amores Urbanos - A dor da ilusão, do sonho do amor que não cansa de machucar corações ansiosos, o azedo da vida que preenche de dor almas incansáveis por carinho. O segundo...
2 horas atrás MARCO COIATELLI
MUIRAQUITÃ (1/2) - *Muiraquitã* (do tupi *mbïraki'tã*, "nó das árvores", nó das madeiras", de * muyrá* ou *mbyra*, "árvore", "pau", "madeira" e *quitã*, "nó", "verruga", ...
10 horas atrás .
Lançamento da Série Diálogos em Itabuna - *Apóster recebido calorosa acolhida em Ilhéus, oportunidade em que a Casa dos Artistas recebeu cerca de 250 pessoas*, os livros da Série Diálogos, publicad...
20 horas atrás PENSAMENTOS, FOTOS E DEVANEIOS
Um dia de domingo - *série: Emoção com títuloEsta série foi criada a partir dos nomes de músicas.* *Não sei colocar títulos no que escrevo.* *(Títulos retirados do youtube, ...
21 horas atrás Palavra de Maria
Fios de gente - *(foto: Yvette Moura)* ... disse que brigaram. - Disse que rolaram no chão. - Será? - Disse que foi... E assim seguia a conversa desacelerada das irmãs Mar...
1 dia atrás Atalhos Urbanos
corpo-experiência - eu adoro correr. não corro nada, mas adoro. é simples e o corpo responde rápido. duas semanas e a velocidade dobra. ponto a ponto. contabilizados. de...
1 dia atrás A moça do sonho
Você quer 305 livros grátis? Pega! - *É só clicar no título para ler ou imprimir.* 1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando P...
1 dia atrás LINDA GRAAL
Maria Bethânia - Invocação(Passagem das Horas) -
1 dia atrás Trema
ANTROPOFAGIA MODERNA - Abaé Apoena era um índio guarani. Certo dia foi capturado pelos índios Tupinambás. Abaé sabia que os Tupinambás tinham um interessante ritual antropof...
2 dias atrás PAUL AUSTER – INVISÍVEL
OS DEZ LIVROS PREFERIDOS DE PAUL AUSTER - 1.º *Dom Quixote de la Mancha*, de Miguel de Cervantes 2.º *Guerra e Paz*, de Lev Tolstoi 3.º *Moby Dick*, de Herman Melville 4.º *Crime e Castig...
2 dias atrás DESCONCERTOS
Pinheirinho: Tensão e Vitória - Noite absurdamente tensa na ocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos. A expectativa era a pior possível: polícia militar se preparando para uma deso...
2 dias atrás blog da rua 9
Coment. -
2 dias atrás Reencontrando sua alma
Bons Tempos - O Rio em tons de cinza. O Cristo imerso em neblina. A voz de Chico num samba. Na praia, de preto, meninas. Os corpos dançando, leves, e o flerte rolan...
3 dias atrás Blog do AnDRé fALcÃO
Noivos - http://1.bp.blogspot.com ― Espera! Para com isso, amor... Você já bebeu muito... ― Agora é que vou beber mesmo! Tentou segurá-la pelo braço. — Me larga — e...
3 dias atrás A gente podia se ver no ar
Valse Sentimentale - O Violoncelo de Tchaikovsky esfola os ouvidos. É um choro verdadeiro, sôfrego, contido. O choro dos amores não correspondidos. Certas melodias carregam ...
4 dias atrás VERSEIRO
MADUREZ - Madurez Meus trajetos fazem curva Derrapam em meu script E assim o texto se improvisa Dentro de um súbito roteiro Que se alumia equilibrado Frente à...
6 dias atrás CríticaLiteraria.com
"Casais Felizes" : Excelente livro para terapia de casais e para comprrenção conjugal - O livro é muito esclarecedor no que diz respeito à maturidade afetiva e relacionamentos. Ótimo para quem procura se aprofundar ns teorias piagetianas com o...
6 dias atrás Escrivinhadora de Notícias
2012 em Porto Alegre: polêmicas e entraves - E eis que o ano começa como terminou e como, aliás, sempre foi: com polêmicas e dificuldades sobre tudo o que se tenta fazer em Porto Alegre. Muito parece...
1 semana atrás re-existir
- Por esse *incessante circular* em torno de um ponto imaginário, uma legião de leis de forças e estados a manter *a tensão de tudo*. Apenas com a noção ...
1 semana atrás Priscila Lopes
nota de ausência - escrevo para informar que não escreverei por um tempo. quem acompanha sabe; eu já (não) fazia mais isso. ou, se fiz, foi raso. acho que volto. volto, sim. ...
1 semana atrás SEJA COMO FOR
Clareira - Aqui na minha frente está essa folha virtual que esfrego sobre a mesa para me certificar de que está lisa, vazia, ausente de si, cedendo resignada e branda o...
1 semana atrás CRIANDO E RECRIANDO EDUCAÇÃO
Cordel que deixou Rede Globo e Pedro Bial indignados - *BIG BROTHER BRASIL: UM PROGRAMA IMBECIL.* *Autor:* *Antonio Barreto*, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador. *Curtir o Pedro ...
1 semana atrás doce de lira
Significâncias - nem toda flor é rosa nem todo azul é céu nem todo texto é prosa nem todo doce é mel nem todo espelho é mágico nem toda prece é fé nem todo amor é trágico ...
1 semana atrás Roxo Metálico
A Terceira Guerra Mundial - A Terceira Guerra Mundial não será dos Estados Unidos contra o Iraque, países da Europa contra Coréia do Norte nem do Brasil contra a Argentina. Não será por...
2 semanas atrás Revelar-me
Alegria - Que possamos "brincar" mais. A energia da alegria traz luz a vida.
2 semanas atrás KILLING TRAVIS
- *A obra de Ana Paula Maia chega ao meio digital * Já estão à venda nas livrarias digitais os livros eletrônicos (eBooks) CARVÃO ANIMAL E ENTRE RINHAS DE ...
2 semanas atrás Mateus Araujo
L.I.V.R.O - Millôr Fernandes - Millôr Fernandes: Um novo e revolucionário conceito de tecnologia de informação Na deixa da virada do milênio, anuncia-se um revolucionário conceito de te...
3 semanas atrás eu inverso
Aqui embaixo - . E o dia de Natal vai amanhecendo Com as nuvens escuras descendo do céu Por sobre os morros da tijuca Respiro o dia de hoje há algumas horas Comemorei a ...
3 semanas atrás Cranberry Sauce
Augusta - Augusta parte três *Marcelo Mayer* O que fazemos por aqui? Ora, bebemos Papo furado deixo com o psiquiatra Ou com sua mãe
3 semanas atrás Gabriela Pedroso
Blog novo - Oi, gente. Para os poucos que ainda veem esse blog, aviso que não escrevo mais aqui. Meu novo blog é um tumblr. http://comendolivros.tumblr.com/ Deem uma o...
4 semanas atrás E o Queijo...?
- Mas ele se deixou levar; as emoções que o tomavam - porque amor seria piegas demais - podiam ser utópicas ou reais; talvez ele nunca saiba; havia algo no a...
4 semanas atrás Histórias em Quadros
A partícula de Deus -
5 semanas atrás PICTORESCOS
Referências ao nosso blog! - Esse link abaixo fez referências a um de nossos textos aqui. Deem aquela curtida!! http://www.loftgest.com/albcometas/Reportagens26.htm
5 semanas atrás Blog do Bizzo
SPASA 2011 - São Paulo Advanced School of Astrobiology - Estamos no terceiro dia da primeira São Paulo Advanced School of Astrobiology, organizada pelo IAG - USP com financiamento da FAPESP, e coordenação geral d...
5 semanas atrás PALAVRA EM FUGA
As Quinas do Advento - Era um mundo tão real, que a única matéria de sonho eram as pipas conquistadoras de azul, educando os olhos para o alto. O virtual, se existia, n...
5 semanas atrás Pega a cadeira e senta...
Liberta - Quando tudo estiver perdido, não poderemos caminhar livres, nem olhar o brilhante horizonte. Temos nos cercado de paredes de concreto e, infelizmente, os...
5 semanas atrás A Torre Mágica
Só pra viver em paz - Olha lá, quem vem do lado oposto Vem sem gosto De viver Olha lá, que os bravos são Escravos sãos E salvos de sofrer Olha lá, quem acha que perder É ser m...
5 semanas atrás Marco Simas
Um exemplo pela janela. Aqui estamos nós... - Há dias durante o almoço, minhas duas filhas, 15 e 12 anos,perguntavam sobre este trabalho que desenvolvo agora. Queriam saber do quefalava o Aqui estamo...
1 mês atrás Canções de gestar
isquindim de mãe - O quarto estava cheio de água. Eu me ajoelhei para que a barriga ficasse submersa. Um peixe grande desses meio-laranja, meio-vermelho, meio-dourado, então, s...
1 mês atrás Sometimes we break the unbreakable, sometimes?
gestos - não há nada mais perigoso do que deixar-se levar. não por uma brisa ou um trem, nem mesmo por barcos (que tanto amo os caminhos por onde vão e o cheiro e s...
1 mês atrás Inspirar-Poesia
Flora - . Jasmins africanos voltaram a florir Aqui amarelam retinas .
1 mês atrás Educação
Lista das escolas consideradas de dificil acesso pelo Estado do RJ. - Diário Oficial 18/11/11 - Os profissionais lotados nas escolas consideradas de difícil acesso recebem uma gratificação pela lotação nessas unidades. Cofir...
1 mês atrás Amanda Grazini
Little Rocks - Little Rocks é um projeto meu e do Amilcar Pinna que inventamos pra nos forçar a produzir pequenas hqs nas horas vagas entre os trabalhos. Não tem regra...
2 meses atrás O Caderno de Saramago
“José e Pilar. Conversas inéditas” XII - Mi compasión está con los que están trabajando de sol a sol, por un salario miserable, también en Portugal y también en España, explotados por empresarios...
2 meses atrás O MUNDO TEM INSCRIÇOES SEMPRE ABERTAS
Mudança de endereço - Talvez uma enchente que provocou desabamentos, Talvez briga entre vizinhos, ou o desejo de ter um jardim na frente da casa, quem sabe até a chegada de outro ...
2 meses atrás Percepção Poética
ÍNDICES DE DESCULPAS - Naquele momento não pensei em mais nada, e assim inicia-se esta história, pelo motivo incentivador de uma reflexão sobre o que me espera. As palavras já es...
3 meses atrás O Destilador
Homem não chora - Há pouco tempo escutei uma frase clássica que todo menino escuta:”Homem não chora.”. Não me lembro as circunstâncias para tal frase ser dita, porém refleti...
3 meses atrás MEU CADERNO DE POESIAS.
AS LAVADEIRAS. - "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira d...
4 meses atrás .
UBUNTU - Recebi essa mensagem por email. Acredito em que ela se encaixa plenamente no estado de coisas que estamos vivenciando. Sinto que estamos adentrando numa ép...
5 meses atrás RIO MOVEDIÇO
FACEBOOK MILHÕES DE AMIGOS E UMA ESTANTE - Então, hoje é dia do amigo e recebi várias mensagens de felicitações. Pensei: sou um camarada popular... são seiscentos e tantos amigos, contatos, possibil...
5 meses atrás A Cor da Letra
Divulgando - Games Educativos - Recebi uma indicação de um site que traz conteúdo didático voltado ao público infantil. Sendo assim, visitem o site Games Educativos e divirtam-se. Agrade...
6 meses atrás Poemas de Paulo Leminski
Comprar livros do Paulo Leminski - O mercado livro possui vários livros do Paulo Leminski com preços acessíveis, além de edições raras. São poucas obras, mas já ajuda :) O site da Estante V...
6 meses atrás XXI POETAS DE HOJE EM DIA(NTE)
Uma publicação de qualidade -
7 meses atrás Caneta e Violão
A puta velha - "Ah, na política já estão os meus filhos"
7 meses atrás Assim Mesmo
Informação - * * *Caros leitores, mudei-me para aqui.* * * Depois da última paragem do Blogger e da perda de centenas de *posts, *não havia outra solução. Este blogue s...
8 meses atrás Fescenina
A Inveja é uma merda! - *Esta semana estava eu ouvindo a rádio – pois rádio é cultura e informação e nem só de i-pod viverá o homem! –, quando me deparei com um debate interessa...
10 meses atrás Escritos do Exilio
Novo blog - Caros leitores, encontro-me agora publicando em um novo blog, mudança de vida e mudança de pensamento. Eis o link: http://zweibx.wordpress.com/Chama-se Zwei...
10 meses atrás In Congruentes!
Superprodução - Deem uma olhada, essa é a banda de dois amigos da época de infância. Muito boa por sinal. Vale a pena conferir! http://paganthrone.blogspot.com
11 meses atrás um blog sem conteúdo
Ciao, bello - Mario Monicelli (15 mai 1915 - 29 nov 2010) Nórcia está de luto.
1 ano atrás Honoris Literaria
¡Adiós, Applecore! - El mágico mundo de Applecore no puede más. Se despide de quienes han compartido sus alegrías y tristezas, pero todo tiene su fin. Applecore ya está podrid...
1 ano atrás Armazém 33 Old Cars
Restauracao do Impala 1962 - chassis jateado e pintado com fundo parte inferior do assoalho pintado com fundo oxido partes pintadas com fundo oxid...
1 ano atrás Desconcertos! - Claudinei Vieira
Cinema: Notas quase impertinentes. Comentários breves sobre um cinema breve. Salt. Os Mercenários. Piranhas 3D. Karatê Kid - Os filmes já estão há bom tempo em cartaz (se é que já não sairam), são bem conhecidos e foram fartamente comentados, não preciso portanto fazer um ...
1 ano atrás Fragmentos Íntimos
C'est fini... - Como dizem por ai, tudo o que é bom acaba. Mas não totalmente... Estou encerrando ciclos e de mudança para dar inicio a um novo. Vem comigo? http://manuel...
1 ano atrás Puxar é com X !
Novas Tendencias - Estou de volta mais uma vez pra falar de novas tendencias.Hoje em dia quanto mais parecido com uma mulher mais ele é considerado "bonitinho" exemplos sao J...
1 ano atrás Eu e Meu Siena Tetrafuel
Mudança de perspectiva. - Uma pena. Tive que vender o meu carro. Minha esposa passou pra um concurso, ganhando menos, mas com muito mais estabilidade. Por isso, snif, tive que vendê...
1 ano atrás Entre-linhas-e-letras
Inverdades - Sabe-se que o mundo é feito de duas faces em que cada um tem o livre arbítrio para escolher sua verdade, ou qual lado agrada mais, mesmo este nãosendo abso...
1 ano atrás Recanto das Palavras
O Recanto das Palavras mudou! - Visite o novo Recanto das Palavras Filed under: amor, Arte, Artigos, Aventura, Bibliotecas, Blogosfera, Blogs, Blues, Botafogo, Brasil, Carnaval, Ciência, ...
1 ano atrás colofon | o blog da vieira & lent
Hello world! - Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!
1 ano atrás Marcelo Rubens Paiva
Singing in the rain? - Não tem jeito, dependendo do bairro, choveu, acaba a luz, mesmo em ano de eleição. Em janeiro, mais de mil árvores caíram na cidade, levando junto a fiaç...
1 ano atrás A Chave do Tesouro
Aviso - *Olá, meus queridos leitores!* ** *Infelizmente, por meio deste aviso, venho dizer-lhes que o meu blog vai estar por algum tempo paralizado. Mas, assim que...
1 ano atrás ...
Não abandonem os Tricôs! - Se você está com saudades e acha que em 2010 o programa tem que voltar participe da campanha! No twitter poste a seguinte mensagem: Não abandone os @trico...
1 ano atrás Eu rabiscando...
♥ ♥ Prá você... - Eu daria a delicadeza de minhas palavras esplendor da brisa aconchegante prá te envolver . Eu daria o mistério das cores do arco-íris na paleta da vida pr...
2 anos atrás HIPERTEXTUALIDADE
A HIPERTEXTUALIDADE COMO NORTEADORA DE UM UNIVERSO IMENSO DE INFORMAÇÕES - Isaías José de Almeida Neto Jeruza Silva Andrade Maria das Graças Souza Silva Seibert Marivone Borges de Araújo Batista A partir das limitações, anseios, c...
2 anos atrás Cogitamundo
Crianças esmagadas - Já postamos diversos textos sobre os direitos das crianças. Mas acho que nenhum deles mostra com tanto realismo a opressão sobre elas. Encontrei esta foto ...
2 anos atrás UniversO Particular!
Limbo. - Velhaca. A cada dia que passa percebo mais e mais frequente a palavra *praticidade*no meu vocabulário. Esqueço tudo que não é vital, ex: deixei uma b...
2 anos atrás Imagens da Poesia
A vida... - "A vida é feito andar de bicicleta: se parar você cai. Vai em frente sem parar, que a parada é suicida, porque a vida é muito curta e a estrada é comprida....
2 anos atrás Dez Rostos da Poesia Lusófona - Grupo Literário
Flávio Corrêa de Mello - Flávio Corrêa de Mello... ver aqui
2 anos atrás Antonio Brasileiro
. - Amigos, acho que estou convencido a fazer mesmo um blog. A ajuda inicial (isto é, quase tudo) foi de Leonardo, meu filho, que armou a coisa toda. Mas vou c...
2 anos atrás Vocabul�rio de Mudan�a - Acordo Ortogr�fico 1990
- Entre Atos e Entre Tantos...
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário