PEDAGOGIA DO MEDO - J. Cláudio*
Ao entrar em uma escola pública de Uberaba-MG, para fazer uma apresentação cênica, pude perceber, na quadra, que os alunos estavam em silêncio.
Um silêncio regido por professores, que de pé, enquanto os alunos estavam sentados no piso da quadra de esportes.
Os professores a qualquer “barulho” dos alunos ditavam o silêncio com ameaças de punição: vou dar uma advertência, muito silêncio.
Os “subordinados” ficavam em perfeito silêncio. Obedeciam com veemência a ordem os seus comandantes, como em um quartel de comando militar.
Percebi que o medo reinava soberanamente naquele recinto, pois ninguém podia se quer expressar a sua vontade infantil de inquietude naquela tarde quente de agosto.
A pedagogia do medo estava claramente expressa, dominava-se tudo que se queira naquele espaço preparado com esmo carinho para aquela apresentação que iria fazer.
Fiquei pasmo quando uma educadora, esbravejando em altos gritos, clamava: vão pra sala, pois eu não permito, não admito, vou advertir.
Estava estampada uma nova pedagogia do medo, pois se educava naquela tarde com pressão oral, força dominadora do medo e sobre tudo a raiva da desobediência eficaz na infância.
O conceito de professor povo de Maria Tereza Nidelcoff* estava enterrado em minha humilde atitude de observar a nefasta pressão do professor policial.
Logo ao final da apresentação que fizera com esmero, uma sirene, igual as dos quartéis suou para que os subordinados adentrassem na sala de aula, em filas seguiam para aquele lugar de acumulo juvenil sem nenhuma condição de se educar.
Lá estava um quadro “negro”, um professor policial e os alunos enfileirados olhando uns para as nucas dos outros.
Os ensinamentos de Paulo Freire*2, “que todo educado é um educando e todo educando é um educador”, nunca tinha sido ouvido por aquela “educadora”.
Constatei claramente que o mau desempenho da escola pública hoje está no educador, pois cada um de nós tem que ter educação como processo transformador, não educação mera repetição de conteúdo vazio para os alunos.
A pedagogia do medo continua ameaçando os alunos, levando-os a lugar nenhum, pois é mera repetidora do medo que se vive dentro de casa, na esquina, nas praças, e, na escola.
Educar pelo medo, aplicando ameaças de quartéis com punições é coisa que deveria ser do passado não do século da comunicação virtual e tecnológica.
Pedagogia do medo, da palmatória, foi aperfeiçoada com as palavras de “eu te dou uma advertência, isto nos leva a crer que estamos em um mundo de não educação”, e sim de uma pedagogia que quer ter resultados pela opressão dos educadores.
*Maria Teresa Nidelcoff, educadora argentina, inicia um diálogo com mestres, educadores e professores; coloca e distingue a questão do "mestre-policial" ou "mestre-povo" e a polêmica existente entre uma atitude "policialesca e castradora" de ensino ou uma criativa de "engajamento" na cultura do educando.
Paulo Freire*2
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
J. Cláudio* - Formado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1988.
Professor de Filosofia na Escola Estadual Paulo José Derenusson – Uberaba – MG.
Escritor e poeta
Poesia-Trabalho de Filosofia:
ResponderExcluirSonho
Era uma vez uma terra bonita
Gentil e pacífica
Onde todos viviam
Onde todos cresciam
Onde todos morriam
E ninguém se irritava
Ninguém se importava
Se certo ou errado
Caatinga ou cerrado
Se seco ou molhado
Vivia-se então
Não sabíamos ao certo
O que era enganar
O que era roubar
E a corrupção
Vivíamos assim um sonho bonito
Clamando um Brasil
Que em sua essência, por evidência
Nunca existiu.
-Róger Randerson Alves Raimundo-3ºano-301
Oi, td bem, roger
ResponderExcluirPatria Amada
ResponderExcluirBrasil minha patria querida
Tu que ES minha amiga
Me colheu em seus braços
Com poucos fracassos
Brasil ES bela patria divina
Com seu canto de liberdade
Conquistou a igualdade
Brasil com sua pátria
Conquistou a independência
Com muita decorrência
Brasil minha pátria querida
Linda como ES
Com muitas arvores
Sabe o que queres
Brasil com todo amor
Vivo lhe
Com toda esperanca
E com todo amor
Nome : Brunna Aparecida Polastrini de Faria
Turma :301
Pátria amada
ResponderExcluirOh Pátria amada é idolatrada, salve salve!
Essa é a frase que todos nós cansamos de ouvir e cantar,mas será mesmo que todos realmente amamos a pátria??
Será que a amamos somente por ter nascido aqui, neste lugar em que chamamos de pátria ?
Ou será que amamos por que ela realmente merece ser amada?
Viver em um país onde os políticos são corruptos,onde há preconceito,onde não é demostram o amor uns com os outros ...
É sim, Trágico.. Porem o Brasil não é só tristeza.O Brasil é alegria,esperança,amor,carinho, fraternidade,irmandade...
Bom não sei você, mas eu amo a minha pátria pois é nela que vivo,foi dela que saiu os costumes que tenho hoje,foi nela que aprendi todo que hoje sei;.Vejo muitas pessoas dizendo por ai, que gostariam de ter nascido em outro país,dizem que os outros países são melhores - mas não fazem nada para melhorar o Brasil.
E para essas pessoas digo que o Brasil vem vencendo muitas barreiras :
-O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis e vem sendo exemplo mundial.
-O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
-Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
-Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações.(eficiência)
-Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
-No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
-Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97% estão estudando.
-O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
-Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas.
- O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Sem falar na união das pessoas nas Olimpíadas,Copas do Mundo,Pan Americano,Copa America, entre outras competições...
Enfim o meu proposito aqui e mostrar que o Brasil já nos ofereceu muito e ainda tem bastante coisa para nos oferecer..
Eu tenho toda a satisfação do mundo de poder dizer que;
"EU SOU BRASILEIRA COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR."
/\ Isso é pela minha Pátria amada é Idolatrada ♥
Nathália T. Rodrigues 202 Matutino