Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pátria Amada! Vivemos num mundo globalizado que vem sofrendo transformações pra não dizer mutações constantemente. Esses avanços transformam diretamente a sociedade de um modo que o conhecimento do novo é tão instantâneo que rapidamente deixa de ser novo, passa a ser comum e na mesma velocidade transforma-se em velho. Podemos observar que o Brasil vem se adaptando aos avanços e mudanças vindos do exterior, e assim tentando se enquadrar no mundo globalizado levando-se em conta a alta tecnologia que é o que certamente move o mundo atualmente. Diante desse quadro os brasileiros que têm acesso mais rápido às informações, avanços tecnológicos entre outras coisas do exterior, se identificam com a cultura estrangeira "abandonando" assim a cultura brasileira. Já os menos providos de tanta tecnologia, não conhecem tão rapidamente o novo e assim acabam mais ligados a cultura nacional. Não é questão de se generalizar, pois muitas pessoas bem instruídas e bem relacionadas com a tecnologia ainda cultuam a cultura nacional. Por essa razão não se deve afirmar que os "menos" providos são mais brasileiros que os "mais" providos. Assim, é de se concluir que o Brasil vem se transformando tecnologicamente usando como base os avanços estrangeiros, porém sua cultura continua tão nacional como sempre. Podemos perceber o quão é famoso o nosso carnaval, o boi-bumbá, entre outras comemorações da nossa cultura, é notável o nosso sucesso cultural no exterior, mas também é notável o amor que os brasileiros têm pela pátria amada. Logo, uma terra tão amada por seus filhos não é importada, mas sim nacional com os seus filhos vibrando a cada conquista, nem se compara o orgulho de um brasileiro quando conquistamos uma "prata" nos jogos olímpicos, ou outros, agora os estrangeiros sem generalizar, dão um certo desprezo às conquistas consideradas por eles "inferiores". Dessa forma, jamais poderemos aceitar que o Brasil seja considerado importado, pois não há lugar no mundo tão nacional como o Brasil. alyson silveira //103

9 comentários:

  1. Comemoram os filhos da nação brasileira, de norte a sul, o início das atividades cívicas de mais um aniversário da Pátria amada brasileira.
    As dificuldades provenientes de uma política econômica de globalização ainda estão atingindo as nossas famílias. Semeando sentimentos sombrios de insatisfação. Temos muitos brasileiros que ainda encontram enormes dificuldades para atenderem às suas necessidades básicas. A corrupção continua sendo um grande problema, um entrave forte para podermos mudar a vida de mais brasileiros para melhor. As altas taxas de impostos que são cobradas neste País, inibem um maior empreendedorismo, deixando um enorme número de pessoas sem emprego, renda e oportunidades. São questões fundamentais, sobre as quais a sociedade precisa se posicionar para o encontro de saídas mais honrosas. Isso requer de todos nós brasileiros uma reflexão profunda de participação, para sabermos se é este o País que queremos. Em toda a Semana da Pátria o tema cidadania é sempre lembrado. Seu significado é amplo e profundo. Entendo significar poder de participação nas decisões, uma vida digna para todos os brasileiros. A cidadania então passa pelos nossos direitos e deveres. Precisamos harmoniosa e equilibradamente conviver com eles. O verdadeiro caminho para todos nós é por uma educação de excelência. Somos sabedores que o atlas do desenvolvimento humano do Brasil revelou ser a educação o principal motivo de elevação do nível de prosperidade material e de bem-estar das comunidades.
    Nosso grande Rui Barbosa já dizia: “A Pátria não é ninguém. São todos; cada qual tem no seio dela o mesmo direito, a ideia, a palavra e a associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo: mas o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos, o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade”.
    Cabe a cada um de nós brasileiros uma tomada consciente de verdadeiros valores e ética, moral e justiça, direcionando ações do cotidiano para que tenhamos uma pátria que acolha e proporcione dias melhores para seus filhos. Assim, a pátria amada verá que seus filhos não fugirão à luta.


    GABRIEL HENRIQUE 303 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  2. Pátria Amada!

    Um indivíduo é considerado patriota,não somente quando ama ,mas também quando desempenha serviços a sua pátria, embora a maioria dos brasileiros não levam isso a sério. Na maioria das vezes o patriotismo brasileiro só se revela na época de Copa do Mundo.
    Em ano de copa, o Brasil inteiro se veste de verde e amarelo, as pessoas decoram suas ruas com desenhos de nossa bandeira e o país para pra acompanhar os jogos de nossa seleção. Mas a grande pergunta é: será que o nosso país está preparado para sediar a copa do mundo de 2014? Infelismente não, estamos cercados pela violência e as nossas cidades são despreparadas,temos que melhorar a nossa infraestrutura para receber os turistas que vêm ao Brasil para assistir os nosso jogos.
    O Brasil é o país do futebol, e esse esporte abrirá um leque de oportunidades para o Brasil em 2014.O que chamamos de "Futebol" ,será sinõnimo de " esperança".Fazendo uma boa copa,automaticamente ganharemos esperança e vontade para melhorar o Brasil em todos os sentidos,mas principalmente ganharemos forças para vencer os obstáculos que enfrentaremos depois.
    Portanto ,como brasileiros devemos apoiar o nosso país e exercer o nosso papel de patriota, e que nessa copa que se aproxima mostraremos para o mundo todo as belezas de nossa pátria amada.

    Stéfane Rodrigues 303 - Noturno

    ResponderExcluir
  3. PAtria Amada

    Esses dias, assisti a um documentário no Canal Brasil baseado no livro “O Brasil dos Gringos” de Tunico Amâncio. O documentário em geral falava da visão cinematográfica do exterior, que freqüentemente citava nosso país como rota de fuga de mafiosos, sempre visto como um “paraíso fiscal” cheio de mulheres lindas, música alegre, pessoas alegres…
    Acredito que todos os leitores tenham conhecimento desses “clichês” que os estrangeiros sempre atribuem ao Brasil. Pessoas lindas, paisagens estonteantes, melhor futebol do mundo, calor, praia, samba, sexo…
    Se pessoas de fora conseguem ver isso aqui como um paraíso, por que nós insistimos em só ressaltar os defeitos? Nunca vi um brasileiro defendendo o Brasil. Ótimo, temos corrupção, temos pobreza, temos tráfico, violência. Isso existe no mundo inteiro. Agora é fácil criticar o país sentado na sua cadeira reclinável em vez de se levantar e fazer alguma coisa. É fácil votar no Tiririca e dizer que foi uma forma de se revoltar contra o governo do que obrigar seus representantes a fazer alguma coisa.
    Futebol. Enquanto o Brasil estiver ganhando, é o melhor país do mundo. Perde, coloca a culpa no técnico, no time, no juiz, nos jogadores, até na mãe. Joga o “patriotismo” pelo lixo e faz questão de humilhar aqueles que representam nosso país no cenário do esporte mundial.
    Mulheres. A mistura de europeus, índios e negros fez do Brasil uma terra com as pessoas mais diversamente bonitas do planeta. Pleno século XXI e mulheres ainda são julgadas pela cor do cabelo e tamanho das roupas. Enquanto um gringo se acha a pessoa mais privilegiada do mundo ao ter uma mulata de shortinho rebolando na cara dele, os brasileiros a chamam de vadia.
    Samba. Ritmo alegre, marca registrada do Brasil, que patrocina a festa que mais traz lucro pro nosso país (Carnaval), cada dia tem mais “haters” que torcem o nariz ao ouvir o ritmo sem nem ao menos saber suas raízes.
    Praias. Em vez de valorizar nossas praias, que por experiência própria digo que são algumas das mais lindas do mundo, jogamos lixo na areia, cagamos pras autoridades e insistimos em transformar um lugar de tranqüilidade em um inferno.
    A economia brasileira é uma das que mais cresce. Atualmente é a sétima maior economia mundial e a segunda da América, só perdendo pros Estados Unidos. A dívida externa foi superada, o salário mínimo aumentou, o desemprego diminuiu. Ordem nós realmente não temos, mas o Progresso existe sim e a cada dia é maior. Cabe a nós começar a valorizar isso.

    Nayane Matildes 303 - Noturno

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pátria Amada
    Bom nuca vi um brasileiro defendendo o Brasil,ótimo,temos corrupção,temos pobreza,temos tráfico,violência.Isso existe no mundo inteiro.
    Nosso país a muita diferença social,financeira e etc...
    E é fácil críticar o país por isso,e ninguém nunca faz nada pra acabar com as diferenças.
    Em relação ao futebol,enquanto o Brasil estiver ganhando é o melhor país do mundo.Mas se perde,coloca a culpa no técnico,no time,no juíz,nos jogadores,até na mãe.
    Pois críticar é o que mais sabemos fazer...
    Temos heróis que ensinam,que apóiam,que salvam vidas,que orientam e fazem grande nação caminhar.São pessoas com garra e enorme vontade de vencerbatalhas,com coragem invencível e um idealismo fantástico.
    O cotidiano de nosso país marcado pelo talento,criatividade e luta de milhares de desconhecidos .
    Gente que não teme a própria morte,mas quer transformar o Brasil num gigante pela própria natureza.

    Jucielle Fernanda Souto Silva 303-NOTURNO

    ResponderExcluir
  6. Pátria Amada!Qual seria o significado dessa expressão?Seria um pais amado por todos?Ou um pais que todos vivem bem?Acredito que nenhuma dessas perguntas é a forma mais correta de se questionar um assunto tão polemico.Pra algumas pessoas amar a pátria é seguir ao pé da letra,é seguir as leis e outras coisas ligadas ao militarismo.Todas as pessoas já ouviram falar sobre isso,mas nunca questionaram o significado.Alguns dos grandes exemplos de amar a pátria são as forças armadas que dão suas vidas para defender nossos teritorios dentre outras coisas mais.Talves um dia realmente viveremos na igualdade social,financeira e material em modo geral,trazendo assim alegria e satisfação para todos,deixando uns minutos livres da vida particular e empregando-as a valores relacionados a pátria.Algum dia esses valores serão idealizados e levados a sério,pois todos temos nossas diferenças em relação a convivência com os patriarcos mais ele só começa quando termina a do outro.Ainda por muitos anos vai continuar esse ar de dúvidas e quando for solucionadas todas viverão em um pais sem desigualdade,crimes e políticas que vivem roubando o dinheiro que seria empregado em bens sociais.
    ''Pátria Amada certeza ou dúvida?''

    Sidney Guedes 303-NOTURNO

    ResponderExcluir
  7. Pátria amada, Brasil

    Um indivíduo é considerado patriota, não somente quando ama, mas também quando desempenha serviços a sua pátria, visando á ascensão da mesma , nas mais diversas áreas.Embora a maioria dos brasileiros se autodenomine amante de sua pátria, esse sentimento é abalado quando se fala por exemplo em política, educação e saúde. Isso se deve ao fato desses aspectos se mostrarem ainda defeituosos - na política, os governantes não trabalham em prol da população, fazendo com que a boa qualidade na educação e saúde ainda pareça utopia - despertando assim um sentimento antipatriótico, com críticas constantes, e comparações com países desenvolvidos.
    É gente forte, brava gente, que não desiste nunca.São brasileiros capazes de se escandalizar com a fome, com a corrupção. Não entendem como tem pessoas capazes de abusar de uma pequena criança. São capazes de se indignar com as injustiças, se revoltam com o desemprego, com a falta de escolas, com o descuido com que são tratados os hospitais públicos. São brasileiros indispensáveis, imprescindíveis, gente que sobe morros para ajudar outras pessoas, gente que abre caminho em meio aos nossos bosques cheios de vida. Gente que ergue a clava forte da justiça e não foge à luta, nem teme a própria morte, mas quer transformar o Brasil num gigante pela própria natureza, que seja belo, forte, um impávido colosso e cujo futuro vai espelhar toda essa grandeza.
    O Brasil pode vir a ser um dos melhores países do universo para se morar e manter nossas famílias. Porém a atitude pró-ativa em busca dessa mudança, orientando os milhões de analfabetos que têm direito ao voto, mas que infelizmente não sabem da importância daquele ato simples de sinalizar um x no número do candidato. Talvez a única saída seja mesmo a luta corpo a corpo junto a esse universo excluído da formação educacional e sem o mínimo de condição para escolher os mais adequados ao nosso Brasil, neste momento tão difícil, decisivo e importante para a solução de nossos problemas.
    Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta – tão confortavelmente situadas na pirâmide social – terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa. Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
    A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.


    Nome:Amanda Karollinne De O. Gonçalves
    Sala-301 Matutino

    ResponderExcluir
  8. patria amada

    "patria amada Brasil" assim termina o hino nacional brasileiro, que em anos de copa do mundo cantamos tão orgulhosos com a mão no peito e um brilho no olhar. Porem não é o que se vê quando e tocado este mesmo hino nas salas de aula espalhadas por todo o Brasil.


    O hino toca e os alunos mal se levantão a ouvilo, a olhos leigos isso pareçe um descaso uma imensa falta de amor e respeito a patria.Porem na verdade o que ocore e um protesto da mais jovem geração de cidadãos Brasileiros. Como é possivel um jovem amar uma patria a qual tem total descaso com ele naquela qual situção, uma patria com uma politica que lucra com sua ignorancia.

    Que o brasileiro é um povo patriota, disto não ha duvida, porem ele retribui de mesma maneira o amor q sua mae patria dedica a ele, se o ama pelo fato de ser o pais do futebol, ele se orgulha desta representar, mas se ignora por sua educaçao, o aluno retribui com desprezo sua propria nação.



    Kevini Santos Ferreira 201

    ResponderExcluir