Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2010

Filosofia

FILOSOFIA -

Pensar, refletir, conhecer, estar ciente da ação, isto é na verdade um fundamento do humano, do ser racional, inteligente.

Segundo os pensadores da humanidade, a moral, a atitude humano de ação, corresponde a o ato do pensador.

A filosofia, segundo os gregos, significa: (FILO + SOPHIA = amor à sabedora), desta feita, várias formas de entendimento surgiram no sentido de compreender o sentido verdadeiro da Filosofia.

Para compreendermos melhor, este conceito de Filosophia, é necessário mergulharmos na filosofia no Mundo.

FILOSOPHIA ORIENTAL

“Esta filosofia oriental, que nos últimos anos está se tornando mais popular, insiste em primeiro determinar se o candidato à admissão possui as necessárias qualificações espirituais; se merece um lugar aos pés do mestre. Seus sábios reconhecem que seus ensinamentos são de difícil entendimento, pois esotéricos.

As escolas de filosofia indianas são unânimes na essência da verdade última ao afirmar que a meta final do conhecimento estão além do Nãman-rüpa, sendo motivo de atenção especial de doutrinas tanto do hinduísmo vedantino quanto do budismo mahãyãna

Por este caminho os indianos foram levados a terem um pensamento mais voltado para o esoterismo; os ocidentais ficaram mais voltados para o pensamento exotérico, embora sabidamente estejam abertos à investigação desde que o indivíduo tenha:”

a) uma educação básica;

b) algum treino intelectual que habilite a busca de argumentos”.

Ao pararmos para verificar o sentido destes conceitos filosóficos temos a certeza de que a Filosofia no mundo tem princípios nos fundamentos da ação Deus-Homem, pois trata-se de reflexões aonde o humano se ver espelhado no ato de ser.

Décio Ferraz Alcim*1- em seu livros:a evolução do pensamento humano, quando ele trata de filosofia Oriental, ele destaca, 04 referências de manifestações religiosa da índia: -1- “RIGVEDA – (2.000 AC), é uma coleção de hinos, de rituais místicos e religiosos, para a explicação do Mundo e de Deus”.

2-A Literatura Vêdica – “ A fonte da inspiração dos sistemas filosóficos indianos”

3-O Bramanismo –“ Versa sobre os princípios religiosos, morais, , sociais e políticos”

O Brama – É considerado o ente Supremo, eterno, indivisível, incriado.

4-Budismo – “É uma doutrina que procura a solução do problema pela prática da mortificação dos apetites atingir a suprema felicidade”.

Diante das citações a cima cabe-nos a reflexão de que o pensar está ligado diretamente ao ambiente em que vivenciamos as nossas experiências do dia-a-dia com as manifestações religiosas, morais, políticas, sociais, etc.

Hoje, se pararmos para pensar, quem não se encontrar diante deste pensar: Eu tenho uma ação de pensamento voltada para uma manifestação do grupo social que vivo.

Outros ensinamentos da Filosofia, se espalham-se pelo Mundo, vejamos na China, também, com os princípios religiosos deram lugar ao pensar. O pensar do Chinês estar estritamente relacionado ao Pensar Filosófico.

O Taoismo, (600 AC). Ensina que “A razão suprema é a causa dos seres e do Universo”* 2 .

Isto, também nos leva a pensar que a causa dos seres engloba toda ação humana, desde o nascer, trabalhar, viver em grupo, em “guetos”; homens, mulheres, família, patrão, empregados, política, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário